Quinta-feira, 31 de Maio de 2007
CARTA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO AO GOVERNADOR DE SEU ESTADO
O (DES)GOVERNO REQUIÃO E AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS DO PARANÁ: ENTRE O BOLCHEVISMO E A GESTAPO
Marcos Cesar Danhoni Neves
(Secretário Regional da SBPC-PR)
“só existem dois dias em que nada podemos fazer: o ontem e o amanhã.”
Mahatma Gandhi
As Universidades Públicas do Estado do Paraná receberam, sem grande surpresa ou estupefação, já que habituadas às loucuras de plantão, a mais um decreto estapafúrdio do governador e dublê de imperador, Roberto Requião de Mello & Silva, que ordena:
“Fica sujeito à prévia e expressa autorização [sic – Sieg Heil!] do Estado a formalização de acordos, convênios ...
“Fica vedado (...) o afastamento de servidores civis (...) para participação em cursos, seminários, congressos, programas, palestras, elaboração de teses e dissertações, de estágio técnico supervisionado, ou outras atividades de ensino.” [decreto 848 – de 16/05/2007 – publicado no Diário Oficial n. 7472, de 16/05/2007]
Esse decreto, baseado no antigo código de Hammurabi (mais conhecido como “Lei do Talião), se soma a outro que praticamente impede a saída de docentes/pesquisadores para atividades de pesquisa no exterior.
O dublê de imperador no Paraná é exímio em desrespeitar leis e/ou usá-las segunda sua hermenêutica muito particular. Rasgou a Lei 11.713 (de 07/05/2007), coincidentemente no aniversário de seu decênio, destruindo vários artigos da carreira do magistério superior (um exemplo: o art 3º , inciso IV, que estabelece um degrau salarial entre Professor Associado e Titular de 20%, está hoje reduzido a menos de 9,8%).
O objetivo do decreto é claro: inibir o deslocamento de professores-pesquisadores, destruindo a produção científica e cultural produzida nas Universidades Públicas do Paraná, reduzindo-as a meros escolões de ensino de terceiro grau, nivelando-as às instituições privadas de suposto ensino superior
Enquanto escrevia essas mal-traçadas linhas, telefonava para um colega da UNESP que, naquele momento, estava em Assembléia da categoria docente para deflagrar a greve junto com seus colegas da USP e UNICAMP. Ele afirmou que a decisão era de entrar em greve imediatamente para, segundo suas palavras, “não terminarmos como vocês aí no Paraná. Vocês são referência negativa para todo o país!”. Depois, prosseguiu dizendo que a política do governador José Serra tinha sido copiada do projeto de destruição do Ensino Superior do governador Roberto Requião de Mello e Silva (clonado do projeto de seu antecessor, Jaime Lerner). Assim, os governos-amigos do PSDB e do PMDB irmanavam-se na dissolução de ideologias e na vontade inabalável da destruição de patrimônios públicos que não lhes pertencem.
Ao decreto requiânico, que praticamente proíbe o deslocamento nacional de professores para fins acadêmicos de suas sedes, o reitor da Universidade Estadual de Maringá, convocou seus pró-reitores, na presença de dirigentes de classes (Associação Docente e Sindicato), para declarar letra-morta o documento abusivo do governador. Esperamos que os demais reitores tomem decisões corajosas semelhantes.
O decreto do governador recapitula, pois, dois extremos da loucura política mundial. Se Requião de Mello e Silva pensa-se um “homem de esquerda”, como freqüentemente afirma, então ele recapitula o bolchevismo stalinista em seu período mais abusivo de fuzilamentos e gulags. Se não é de esquerda, mas nacionalista, então ele recapitula o outro extremo, o do nacional-socialismo das décadas de 30 e 40 na Alemanha (quando será exarado novo decreto para a queima de livros?!?).
O deslocamento de professores e pesquisadores do Paraná depende agora de uma espécie de passaporte interno, um “deixa-passar”, como nos tempos odiosos da Gestapo. À esse quadro só falta a obrigatoriedade do Governador, num novo decreto, em instituir na entrada de nossas universidades um out-door com os dizeres: “Arbeit macht Frei” (“O trabalho faz a liberdade”), colocado inicialmente, de forma lúgubre, nos portões de entrada do complexo de extermínio Auschwitz-Bikernau [quem será encaminhado para a esquerda ou para a direita?!?]
Sair dos muros da Academia hoje no Paraná transformou-se quase no “ofício do prisioneiro”, ou seja, no ofício de confeccionar “terezas” (cordas feitas a partir de lençóis amarrados) e pular a muralha que o governo ergueu para tentar nos conter.
A nova ideologia nacional-bolchevique-socialista requiânica só está sendo possível porque seus asseclas, docentes saídos do interior das próprias universidades públicas do Estado, e, agora, transformados em nossos algozes (algo como o papel de Goebbles e Eichmann), instituem a implantação de uma política claramente fascista. A continuar assim, é de se esperar a instituição de uma polícia-política-do-Estado para caçar e cassar docentes “evadidos” no cumprimento do dever.
Fico imaginando aqui a verdade por trás de cada decreto espúrio exarado pelo governador, tal qual o famigerado 848. Seria um exercício enigmático de numerologia? Algo, assim, “rasputiniano”: “o número 8 poderia ser considerado aquele que sucederia o número cabalístico, suplantando-o pela unidade e intermeado por sua metade, 4: meio e fins unidos”. Ou se trataria, na verdade, do governador estar sendo assessorado por pessoas interessadas explicitamente no sufocamento da ciência e da cultura produzidas no interior das Universidades Públicas do Estado do Paraná, deixando a “big science” restrita à sua produção na capital?!?
Em se conhecendo as tresloucadas ações de nosso dublê de imperador, não é de se espantar que seja um mix das duas coisas apontadas acima.
A imposição, pelo governador, de um “deixa-passar” gestapiano, aliado ao seu universo visionário às avessas (por exemplo, quando ele acredita que foi reeleito por 100 a zero nos votos da última eleição...), está reduzindo, a passos largos, a participação paranaense da produção científica na região sul do país (hoje de 25% quando comparados aos outros Estados da União – o Paraná responde por menos de 8%, segundo dados do MEC).
Diante de quadro tão desalentador e surreal só nos resta, agora, a resistência. Se capitularmos, só nos restará, então, escapar pela fumacinha do “Arbeit macht Frei” expelida pelas chaminés de nossas fábricas requiânicas da morte acadêmica.
Comentário:
É claro que esta resolução do Rei-quião faz é parte de uma política geral no país: estraçalhar as universidades públicas com o PAC, CUT etc. Mas, esta política tem mais um componente. O governador odeia escolas, odeia intelectual, odeia professor. Não há outra explicação a não ser a psicanalítica. É como ter que explicar por que o MR 8 batia com correntes em trabalhadores. Só Freud e os freudianos. Devemos não somente resistir, devemos atacar....
Roberto Romano Moral e Ciência. A monstruosidade no sec. XVIII
Silence et Bruit. Roberto Romano
FILOSOFIA. ROBERTO ROMANO
Blog Perolas Alvaro Caputo
Blog do Orlando Tambosi
República Blog de Itapeva
Filosofix
Blog Marta Bellini
Blog Panorama Mário Araújo Filho
ZGuioto
Roque Sponholz
Roberto Romano : "Direito Natural e Democracia em Spinoza". No Foglio Spinoziano (Italia).
The classics page: AD FONTES ACADEMY
Wikipedia (textos em latim, inclusive de Spinoza)
Movimentos democráticos precisam resgatar o sentido dos partidos politicos
VOTO SECRETO CONDUZIU A GOLPE DE ESTADO, CORREIO CIDADANIA
Roberto Romano-A Igualdade.Considerações Críticas
Roberto Romano "Reflexão sobre o Estado e os Juízes".
Classici Italiani
ESSAI SUR L ´ORIGINE DES LANGUES-ROUSSEAU
DMOZ- Texts Philosophy
Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado/São Paulo
Dicionário Saglio (latim)
TEXTOS VÁRIOS +Spinoza
SPINOZA
O Declinio do Marxismo
Blog de Catherine Kintzler
King James I
PINTORES DE DIDEROT
Agora Enciclopédia
Renaissance
Textos Antigos e Modernos
Rousseau Vaughn
E TEXT ORG.
Escritos Revolução Inglêsa
National Security
Corpus Thomisticum
Arquivo do blog
-
▼
2007
(1371)
-
▼
maio
(241)
- No Blog Republica, de Itapeva...
- Premio concedido aos jornalistas auto indulgentes ...
- Sem título
- Sobre o aborto, uma sugestao de leitura
- No Blog Perolas, de Alvaro Caputo, uma analise de...
- Sem título
- Hoje eu gostaria de postar duas charges excelentes...
- Sem título
- O blog Perolas de Alvaro Caputo, traz um debate so...
- Sem título
- O contribuinte brasileiro, respeitado pelos Três P...
- Os donos do Poder, felizes com a propria subjetivi...
- França? Brasil? Pouco importa, pode ser até mesmo ...
- No Blog Panorama de Mário Araújo Filho
- Sem título
- No Blog Perolas de Alvaro Caputo...
- No Blog República de Itapeva, o Mestre Ataliba...
- No Blog do Josias de Souza...
- Mae severa...
- No Blog de Marta Bellini, a Mafalda de nossa juven...
- No Caderno Mais, da Folha 20/05/2007
- Sem título
- Sem título
- No jornal Estado de Sao Paulo, noticia que me foi ...
- No Blog Perolas de AlVARO CAPUTO....o retrato de D...
- ENTREVISTA MUITO IMPORTANTE NA RADIO CBN.
- The new Yorker
- UOL NEWS ROBERTO ROMANO ENTREVISTA A RODRIGO FLORE...
- Visto que certos jornalistas ignoram o sentido da...
- Sem título
- Radio Jovem Pan, Anchieta Filho e Thiago entrevis...
- Sem título
- No Blog de Marta Bellini....
- E no Blog Perolas, de Alvaro Caputo, que renova a ...
- Sem título
- Age moralmente quem é capaz de experimentar o sent...
- Correio Popular de Campinas, 23/05/2007
- A foto abaixo, em preto e branco, e de Leroi-Gourh...
- De um amigo, vem o aviso, repasso para conheciment...
- O Estado de Sao Paulo, 20/05/2007.
- Outra entrevista com Anchieta Filho, radio Jovem Pan.
- CORRUPÇAO : A má consciência transformada em má-fé
- Sem título
- Hanson, apesar de sua adesao aos procedimentos Bus...
- E por falar em laicidade estatal, ai vai um artigo...
- Outro retorno ao passado/presente. Na ocasiao dest...
- Ficamos mais velhos e cansados, mas as Excelencias...
- O comentário mais sobrio a ser feito sobre o Gove...
- O decorum exige que as pessoas falem de acordo com...
- NO BLOG PEROLAS, DE ALVARO CAPUTO...
- No Blog de Marta Bellini, o melancolico Parana...
- Sem título
- Sem título
- E o deboche petista chega ao seu apice, com o subl...
- Folha de São Paulo, 26/05/2007. TRANSPARÊNCIAJusti...
- Eles nunca ouviram falar em conflito de interesses...
- BRIGA FEIA...
- Charges e comentarios imperdiveis no Blog Perolas,...
- Globo News Painel de sabado, dia 26 de maio, as 11...
- Radio-ONU : ONU condena assassinato de jornalista...
- Vou me candidatar ao cargo de profeta honorario do...
- Hoje, o lugar foi aberto para expor o humorismo e ...
- Outros pensamentos de Hobbes sobre o riso (The Ele...
- E finalizando....
- É bem isso o que digo no Globo News Painel (dirigi...
- No Blog Perolas, de Alvaro Caputo...
- Pergunta ingenua aos intelectuais de esquerda: se ...
- E finalmente chegou o dia da festa! O "libertario"...
- Um texto para reflexao.
- Caro Mestre Sponholz: o traseiro e parte macia e c...
- No Portal G1. Globo, 27/05/2007
- No Blog Perolas de AlVARO CAPUTO....as noticias do...
- Sem título
- Outra blafemia da Hierarquia religiosa. Mais uma....
- Jornal O Estado de Sao Paulo, 28/05/2007.
- Estou tomado pela vergonha...e no Brasil, hein? El...
- Um pouco de beleza, para descansar do horror.
- Mais um pouco de beleza...comentada.
- "O universo dos livros é apenas a caricatura do mu...
- De Paulo Dantas, recebo a mensagem abaixo e a repo...
- Depois de tudo, volta o critico Sponholz
- No Blog de Marta Bellini, para recordar que somos ...
- Radio CNB-Campinas.
- Jonal A Tarde On line-Salvador
- No Blog Perolas de AlVARO CAPUTO....as noticias do...
- Sem título
- Blog Fernando Rodrigues
- Em tempos de muita duvida no Poder Judiciario, seg...
- Técnica, guerra, ética (2)
- No Blog Pérolas de Alvaro Caputo...
- O governador, os decretos, a autonomia.
- Ilustraçao para a postagem anterior,
- Sem título
- Sem título
- Quem estiver em Brasilia, esta convidado...
- O Governador e os decretos. JORNAL DA UNICAMP
- No Blog de Marta Bellini, a demonstraçao da import...
- Leiam, por favor, os ultimos §§ do artigo abaixo, ...
- Senado Federal, discussao sobre autonomia universi...
- Observatorio da Imprensa. Deonisio da Silva
-
▼
maio
(241)